Sexta-Feira, Outubro 23

18.00 - 19.30

A diabetes Mellitus (DM), um reconhecido fator de risco independente para as doenças cardiovasculares (DCV), afeta mais de 1 milhão de portugueses. Não obstante os avanços e progressos alcançados na gestão dos níveis glicémicos e no tratamento dos FRCV, a taxa de morbimortalidade permanece preocupantemente elevada nos diabéticos, constituindo as DCV o principal motivo de internamento e a causa major de morte na DM – mais de 70% dos doentes com DM tipo 2 morrem de DCV.

Considerando o aparecimento de novas terapêuticas anti-hiperglicémicas com comprovado benefício cardiovascular, implica que se redirecionem estratégias terapêuticas que ultrapassam os objetivos glicémicos, mas que passam a centrar-se na redução do risco cardiovascular global.

Com este workshop, pretende-se discutir de forma prática, o impacto da diabetes no sistema cardiovascular e as novas ferramentas terapêuticas disponíveis, sensibilizando para a premência da gestão mais agressiva do risco de DCV, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e o prognóstico da diabetes, privilegiando a individualização do tratamento cada vez mais validada na literatura e prática clínica.

Dra Joana Cascais Costas

Médica Especialista em Medicina Interna

Dra Joana Paixão

Médica Interna em Medicina Interna